O governador Camilo Santana afirmou nesta terça-feira, 7, que a Petrobras deu um “calote” no Ceará com a promessa da refinaria Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado em São Gonçalo do Amarante. Em transmissão ao vivo pelo Facebook, ele ainda ressaltou que está em negociação com chineses para a implantação de uma refinaria no Estado.

“Eu digo que a Petrobras deu um calote no Ceará, porque prometeu uma siderúrgica, a refinaria, o Estado comprou terreno, investiu na infraestrutura do porto. Agora estamos indo buscar parcerias privadas para a implementação da refinaria, assim como foi com a siderúrgica (Companhia Siderúrgica do Pecém). Fui várias vezes à China, fizemos reuniões e estamos negociando com uma empresa chinesa”.

Camilo destacou que a empresa asiática China é do ramo de refinaria e do setor petroquímico, que utiliza os subprodutos do petróleo. Ele disse que o Governo está tentando fechar a parceria com o Banco de Desenvolvimento Chinês para financiar a construção do equipamento. “O banco aprovando esse financiamento da empresa, não tenho dúvidas que essa refinaria virá para o Estado”, ressaltou o governador.

Ele destacou ainda a parceria do Porto do Pecém com o Porto de Roterdã , Holanda. “É o maior porto da Europa, um dos maiores do mundo, é uma grife. Isso vai abrir as portas do Ceará. Não tenha dúvidas que isso vai trazer novas empresas e empreendimentos para o Complexo Portuário e industrial do Porto do Pecém”.

Sobre o complexo do Pecém ainda, o governador ressaltou a participação da nova empresa, a Cipp S/A , que integra Cearáportos, ZPE, e todo o complexo numa única companhia. Segundo ele, a atuação de um único gestor vai facilitar a operação do complexo, otimizar o trabalho e diminuir os custos operacionais.

[O POVO Online]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *