Antônio Tomaz da Silva, conhecido como “Antônio das Bananas”, foi um dos homenageados com o Troféu CDL Cascavel, durante o evento realizado pela entidade na noite desta quinta-feira (4), no Adim Buffet.

Seu Antônio nasceu na localidade de Choró Estrada Nova, em cascavel, no dia 10 de maio de 1929, filho dos agricultores Pedro Tomaz da Silva e Agripina da Silva.

Seu pai faleceu aos 33 anos de idade, deixando a mãe viúva com 10 filhos para criar. Ele e os irmãos começaram a ajudar a mãe no artesanato de chapéus de palha, atividade que por muito tempo garantiu o sustento da família.

Com 24 anos seu Antônio veio morar em cascavel. Casou-se com dona Maria de Lourdes Facó no dia 23 de fevereiro de 1954; com 18 anos de casados, sua esposa faleceu.

Passou quatro anos viúvo e conheceu então a senhora Isabel Ferreira.  Desse relacionamento foram gerados três filhos: Carluci, Roberto e Carlindo. Nesse período, seu Antônio já comercializava bananas, atividade que manteve por mais de 30 anos, no ponto vizinho de sua residência.

No dia 05 de dezembro de 1975, casou-se com a professora Adelaide Facó Barros. Com o passar do tempo, sua esposa decidiu abrir um comércio ao lado de sua residência, onde permanece ate hoje sob a organização da sobrinha Isamar Rodrigues.

Seu Antônio tem uma fazenda no Choró, onde produz e comercializa farinha e cera de carnaúba. Costumava ir e vir todos os dias no trator para trabalhar na propriedade, mas sofreu um infarto e foi aconselhado pelos médicos a deixar essas atividades. Atualmente a fazenda está sob a responsabilidade de seu filho Carluci Ferreira.

Além do comércio e da produção rural, seu Antônio dedicou-se ao ramo imobiliário, com aluguéis de casas em Cascavel. Hoje está com 88 anos e faz questão de dizer: “só deixarei de trabalhar quando morrer”.

O Troféu CDL Cascavel, cujo objetivo é homenagear personalidades que se destacaram no cenário lojista, empresarial e social do município, foi entregue ao senhor Antônio Tomaz da Silva pelo diretor da entidade, Francisco José Dantas Sampaio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *