Barra Nova, formada no encontro do rio Choró com o mar, cerca de 12 km de Cascavel, tem na forte presença da natureza um dos mais promissores destinos do turismo ecológico no Ceará. A praia conta com poucas barracas oferendo  o melhor do que seus pescadores trazem em suas jangadas do mar.

Suas areias brancas são moldadas pelas águas do rio Choró, formando a barra. A cada subida e descida da maré – portanto mais de uma vez ao dia – o rio modifica-se, trazendo um ar de exclusividade à praia. Em cada visita se prepare, pois ao retornar você poderá encontrar uma praia bem diferente.

Aproveite as lagoas formadas na maré baixa, propícias a um banho tranquilo. Essa tranquilidade de suas águas é o que faz a praia lotar de famílias todos os domingos e feriados, vindas de Cascavel, Fortaleza e toda a região. Uma forte presença visual são os barcos lagosteiros ancorados em suas águas. Não tem como visitar Barra Nova e não se emocionar com as noites de lua cheia na praia, vendo-a sair de dentro do mar.

Os kitesurfistas estão presentes em Barra Nova. E falando na exuberância de sua natureza, uma boa opção são as trilhas ecológicas por manguezais rio adentro, e os passeios de barco pelo rio Choró.

Suas imensas falésias guardam histórias de quando a região ainda era palco de disputas entre os portugueses e invasores, como a garganta dos piratas, onde, segundo a lenda, piratas escondiam-se de seus inimigos. O local ainda é um berçário natural de garças, um imperdível espetáculo proporcionado pelas aves em sobrevoos ao entardecer.

Em Barra Nova, a beleza de seu mar é só mais um atrativo em meio a uma variedade de opções ecológicas que a natureza proporcionou ao local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *