O cearense Manoel Cardoso Linhares e sua diretoria assumiram, ontem, seus cargos na Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional), em meio a um dos maiores debates envolvendo o setor de hotelaria nos últimos anos: a regulamentação das plataformas de reservas de hospedagem e dos imóveis residenciais utilizados como meios de hospedagem. “O Brasil não está na contramão de uma tendência. Pelo contrário. Hoje, o mundo todo questiona essa atividade, já que não existe locação imobiliária por uma noite, serviço típico sempre prestado pela hotelaria, destinado ao mercado de turismo”, afirmou ele, garantindo que a regulamentação desses serviços e sua discussão em todos os níveis continuam sendo prioridade em sua gestão.

De acordo com Linhares, sua administração também irá investir na promoção do associativismo como forma de debater e encaminhar os pleitos do setor de hotelaria. A ABIH Nacional, juntamente com as Abih´s estaduais, irão trabalhar para trocar informações e experiências e defender constantemente o setor.

“Uma das novidades da entidade para 2018, já definidas na última gestão, e que promoverá um intercâmbio entre todas as entidades ligadas à hotelaria e ao turismo do país, será a volta da itinerância do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel que, este ano, acontece em Fortaleza”, afirmou o novo presidente.

Para Manoel Linhares, essa iniciativa não só aproximará, mas tornará conhecida as demandas dos diferentes tipos de destino. “Essa rotatividade proporcionará, a cada edição, a possibilidade de ampliar nossa visão de negócio com as particularidades de cada local. A troca de experiências in loco pretende estender as possibilidades para os empresários e profissionais do setor”.

Com o tema “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”, Linhares, em parceria com a Abih-CE, pretende reunir em Fortaleza cerca de quatro mil pessoas e ampliar a programação com a feira Equipotel Regional, no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e que reunirá fornecedores da hotelaria de diferentes áreas, como hospitalidade, alimentos e bebidas, recreação, sistemas operacionais e eventos. “O objetivo da realização da Equipotel Regional, em paralelo ao Conotel, é aproximar empreendedores, gestores e executivos do setor de hospedagem e afins com as empresas que oferecem serviços e produtos para o mercado de hospitalidade”, explicou.

Uma das grandes lideranças do setor nos últimos anos, Manoel Linhares destacou ainda que sua atuação à frente da entidade mais antiga do setor, com 81 anos de atuação, será pautada pelo equilíbrio. “Nas últimas décadas, o setor de hotelaria vem resistindo a delicadas fases econômicas e políticas. Agora, nesse momento de retomada, a ABIH Nacional pretende atuar com intensidade e determinação para defender os interesses dos empresários, seja no âmbito do executivo, legislativo ou judiciário, em níveis municipais, estaduais e federal”, completou.

Empresário sai de Crateús para órgãos nacionais e internacionais

Natural da cidade de Crateús, Manoel Cardoso Linhares é um dos grandes nomes do setor hoteleiro no País. Eleito presidente da ABIH Nacional, participa de diversas outras entidades ligadas ao mercado de turismo e hospedagem no Brasil, no Ceará e em Fortaleza, onde fica o Fortaleza Mar Hotel, de sua propriedade, fundado há 22 anos. Empreendedor, o empresário também atua nas áreas de construção civil, imóveis e postos de combustíveis.

Em sua gestão à frente de uma das principais entidades do turismo brasileiro, Manoel Linhares pretende buscar soluções, junto a todos os agentes públicos e privados que atuam e interagem com os setores que representa, para promover o crescimento da hotelaria e do turismo brasileiros.

Manoel Linhares, além da presidência da Abih Nacional, é diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ocupa os seguintes cargos em outras entidades setoriais: presidente do Sindihotéis-CE e do Rotary Club Fortaleza; diretor da Abih-CE, do Skal Nacional e do Skal Fortaleza; conselheiro do Fórum de Turismo e Conselho de Turismo de Fortaleza, membro de diversos outros conselhos ligados ao setor.

[O Estado do Ceará]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *