Aracati está para receber a atuação de equipes permanentes do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Ostensivas e Intensivas, conhecido popularmente como RAIO. Graças aos esforços do Prefeito Bismarck Maia, esse policiamento especializado estará atuando em definitivo na cidade.

A equipe que atuará em Aracati já está em plena formação, inclusive as aulas de pilotagem estão sendo feitas no Aeroporto Dragão do Mar. O curso tem uma extensão de seis semanas e para um Policial Militar participar é feita uma seleção interna. Todos passam por um Teste Físico Militar (TFM), que é a primeira etapa do processo seletivo. Em seguida, eles fazem um teste que avalia seu nível de pilotagem. Depois acontece uma entrevista que investiga a conduta do policial dentro da unidade onde trabalha. Para um PM entrar no RAIO ele tem que ter pelo menos um ano de atuação como policial.

As turmas têm em média 35 alunos e eles estudam seis módulos distintos: a doutrina do RAIO e sua padronização de procedimentos operacionais nas intervenções policiais; defesa pessoal; pilotagem on road e off road; técnica policial especial; duas cadeiras de tiro, a teórica e a prática, incluindo diversas variações de tiro.

A polícia, de modo geral, trabalha com a ajuda da população. A maioria das ocorrências é feita através de denúncias realizadas por populares. Segundo o tenente Jean Alcântara do RAIO, o perfil das equipes é padrão: “Cinco policiais em quatro motocicletas. A mesma técnica usada em Fortaleza e modus operandi também será adotada em Aracati”, concluiu.

[Prefeitura do Aracati]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *