Autores: Kyko Barros, Francisco de Sena Rodrigues e Evânio Reis Bessa
Os inúmeros indivíduos nascidos no município de Cascavel no estado do Ceará ou que nele residem estão sendo brindados com a publicação desta singela obra CASCAVEL ANTES E AGORA: Retratos das Memórias Perdidas no Tempo da lavra de três cascavelenses apaixonados pelo torrão natal: o Francisco (Kyko) Barros, o Francisco de Sena Rodrigues e o professor Evânio Reis Bessa. Trata-se de uma obra, não da História do Município, mas do inédito resgate iconográfico de pontos e edificações que conferem identidade à sede de município, cujo núcleo original conta hoje com mais de 320 anos de existência.
A cidade da memória coletiva está sempre mudando e o seu esquecimento significa que os grupos que dela guardavam lembranças desapareceram. Quando há perda da memória social, a memória coletiva torna-se memória histórica. O meio usual de salvar tais lembranças é fixá-las por escrito em uma narrativa, uma vez que os pensamentos e palavras morrem, mas os escritos permanecem. No entanto, para os três autores desta obra, as relações fundamentais entre a arquitetura, forma urbana e história de Cascavel podem também ser preservadas mediante o registro dos traços da iconografia urbana que preservam os espaços cênicos e arquitetônicos de edificações pertencentes a particulares, monumentos públicos e logradouros em diferentes momentos do tempo.
Os três autores souberam utilizar, como poucos, a fotografia de ontem e de hoje, como meio hábil para captar o efêmero que caracteriza a modernidade, logrando com isso resgatar, não apenas imagens do passado “destruído pelo avanço vertiginoso do moderno”, como trazer a possibilidade de deter o tempo e reter a ideia de recuperar os sinais perdidos que assumem a função de matéria para uma reflexão contemporânea.
[José Nelson Bessa Maia – Prefácio]
Título: Cascavel Antes e Agora: Retratos das Memórias Perdidas no Tempo
Editora: Expressão Gráfica e Editora
Ano da edição: 2017
Edição: 1ª