A KUYA – Centro de Design do Ceará, espaço cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, anuncia a abertura da chamada pública para a realização de oficinas e cursos, ampliando seu compromisso com a formação e difusão do design no Estado. A seleção contemplará atividades a serem realizadas entre maio de 2025 e março de 2026, oferecendo oportunidades para designers compartilharem seus conhecimentos e experiências com o público.
O edital foi lançado no dia 24 de março de 2025, e as inscrições poderão ser feitas até 7 de abril de 2025. O processo seletivo busca garantir diversidade e democratização do acesso, incentivando a participação de profissionais que se autodeclaram LGBTQIAPN+, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e de comunidades periféricas.
Para a coordenadora de Formação da KUYA, Cláudia Sales, essa iniciativa reforça a missão da KUYA – Centro de Design em impulsionar o setor no Ceará: “Nosso objetivo é fortalecer a formação e a profissionalização em design, conectando diferentes saberes e expandindo o impacto dessa área no estado. Com essa chamada pública, queremos garantir que as diversas manifestações do design tenham espaço e visibilidade.”
Impacto da KUYA na formação em design
Desde sua criação, a KUYA vem desempenhando um papel fundamental na formação e na qualificação de profissionais do design no Ceará. Somente entre 2023 e 2024, foram realizadas: mais de 66 ações formativas, 1.500 horas de atividades e 6.800 pessoas alcançadas
Com essa nova chamada, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance das iniciativas formativas e fortalecer a cena do design cearense no Brasil.
Como participar da chamada pública?
Podem se inscrever designers maiores de 18 anos, nascidos ou residentes no Ceará, que possuam CNPJ ativo (MEI ou ME) e, no mínimo, dois anos de atuação na área, comprovados por meio de portfólio e currículo. Os selecionados irão ministrar oficinas e cursos livres em diversas frentes, incluindo: Semana de Moda MONEGRIN – Moda Negra, Indígena e Periférica, PAKU Chibi – Encontro Popular da Cultura Geek, Festival KUYA Design Sulamericano, Erê – Seminário de Design e Infâncias, formações aos domingos para as infâncias e ações descentralizadas em municípios do Ceará
As propostas podem ser enviadas pelo site do Instituto Mirante de Cultura e Arte, onde também está disponível o edital completo.
Cronograma da chamada pública
Lançamento do Edital: 24 de março de 2025
Inscrições: 24 de março a 7 de abril de 2025
Avaliação: 8 a 22 de abril de 2025
Resultado preliminar: 23 de abril de 2025
Período de recurso: 24 e 25 de abril de 2025
Divulgação do resultado final: 28 de abril de 2025
Sobre a KUYA
A KUYA reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento e a valorização do design como ferramenta de transformação social. Com essa iniciativa, o Centro de Design segue ampliando oportunidades para designers cearenses e fortalecendo a presença do estado no cenário nacional. Um construído a partir de uma provocação para inserir este campo de atuação no pensamento da gestão. Acomodado no Complexo Cultural Estação das Artes, o equipamento visa pensar e fomentar a cultura do design no Ceará. “A gente tem muitas experiências privadas onde o design é visto sempre como um negócio, mas esse posicionamento do design como cultura a gente tem poucas referências no mundo”, pontua o diretor Rodrigo.
Depois de muito dialogar com associações de designers, universidades, mercado, profissionais e autodidatas, a KUYA foi alicerçada em quatro pilares: o design decolonial (que respeita os saberes ancestrais, a cultura local e as necessidades do território e das pessoas); o design ecoeficiente (que preza pelo respeito ao meio ambiente, à ecologia e ao planeta); o design regenerativo (que visa ações regenerativas para o planeta), e o design político (que é a consciência crítica de que o projeto vai impactar em outras vidas, em outros territórios).
Serviço
Chamada pública para oficinas e cursos na KUYA
Inscrições: 24 de março a 7 de abril de 2025
Edital completo no site do Instituto Mirante
KUYA – CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza, Ceará
Clique aqui para mais informações