O Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde) promove, de hoje até sábado (25, 26 e 27/09), a 2ª Exporecicla Sustentável da Ibiapaba e o 3º Fórum de Desenvolvimento, Cidadania e Sustentabilidade. Os eventos acontecem na Câmara de Vereadores de São Benedito e contam com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento da Ibiapaba (CDS Ibiapaba) e da Associação dos Gestores Ambientais Locais do Estado do Ceará (AGACE).
Para Mark Augusto Lara, presidente do Sindiverde, “a expectativa é, além de uma grande quantidade de público, a qualidade das pessoas interessadas na reciclagem e em temas como logística reversa, meio ambiente e sustentabilidade”.
A programação desta quinta e sexta-feira (25 e 26/09) inclui palestras, painéis, debates e rodadas de negócios com foco na reciclagem, economia circular e sustentabilidade. No sábado (27/09), está prevista visita técnica à Central Municipal de Resíduos de São Benedito e ao aterro sanitário de Tianguá.
Entre os temas em destaque estão: Selo Verde, Lixão Zero, compostagem, biogás, sustentabilidade territorial, governança, desenvolvimento da Ibiapaba e créditos de reciclagem. A agenda contará com especialistas locais e convidados de outros estados, como representantes de Santa Catarina e Fortaleza, além de apresentação sobre o conceito “Lixo Zero”.
Programação:
- 25/09 (quinta-feira): painéis sobre papel das cooperativas, economia verde, profissionalização da reciclagem, Selo Verde, Lixão Zero, compostagem, biogás, aterro zero na indústria alimentícia, sustentabilidade territorial e créditos de reciclagem. O dia encerra com a premiação das melhores práticas de sustentabilidade da Ibiapaba.
- 26/09 (sexta-feira): discussões sobre biodigestão anaeróbia, logística reversa, sustentabilidade nos negócios, governança ESG, educação ambiental, cultura corporativa, marco legal do saneamento, segurança no trabalho e economia circular. Também haverá rodada de negócios e encerramento das atividades em plenária.
- 27/09 (sábado): visita técnica à Central Municipal de Resíduos de São Benedito e ao aterro de rejeitos de Tianguá.